Passos Essenciais para criação de um Portfólio
Qualquer freelancer que esteja no início da sua carreira irá sempre se debater com esta questão: será que o meu trabalho não tem qualidade ou eles apenas não é visto por um número suficiente de pessoas? Se ainda não chegou a este ponto, mais tarde ou mais cedo irá fazê-lo. Isto porque fala-se sempre muito em paciência para se fazer crescer um negócio, mas a verdade é que esse mesmo tempo leva a questões na nossa cabeça e pensar se o nosso projeto é ou não visto é uma dessas questões. Mas para retirar essa dúvidas, nada melhor do que tratar de divulgar o nosso trabalho. E uma das boas maneiras de o fazer é criando um portfólio.
O QUE É UM PORTFÓLIO?
Um portfólio não é nada mais do que uma pequeno álbum, no qual vamos dar a conhecer aos nossos clientes ou futuros clientes, aquilo que fizemos até agora, para que ele consiga ter uma noção do nosso género de trabalho e o que pode esperar caso nos contrate.
Num portfólio você deve mostrar quais as suas melhores habilidades, qual o seu estilo ou que género de produtos o seu cliente pode esperar. Mas é claro que os portfólios serão diferentes para as diferentes áreas, quer seja jornalista freelancer, fotógrafo freelancer ou web designer, entre outras. Mas isto não significa que tenha de dar a conhecer todos os seus trabalhos. Imagine que fez um site de destaque há dez anos, será que o terá de mostrar? A resposta é não, visto que desde esse período aprendeu novas ferramentas na construção de sites e aquele que foi realizado há uma década está, possivelmente, desatualizado.
8 DICAS DE COMO MONTAR UM PORTFÓLIO PROFISSIONALMENTE
1° DICA:
O MAIS SIMPLES POSSÍVEL
Quando pensar em criar o seu portfólio, pergunte uma coisa a si mesmo: o que é mais importante quando o construir? Que o seu cliente entenda bem do que você é capaz. Então mantenha o seu portfólio o mais simples possível. Não ultrapasse os 15 a 20 projetos. Mais que isso torna-se maçador e você acaba por adicionar trabalhos que já não têm tanta qualidade. Outra das razões, é porque a pessoa que o procura pode ter pouca percepção daquilo que procura e um demasiado número de opções pode complicar a sua decisão. Como poderá ver abaixo, a organização tornar-se fundamental.
2° DICA:
VARIEDADES E ESTILOS:
3° DICA:
APRESENTE AS IMAGENS COM A MELHOR QUALIDADE POSSÍVEL
4° DICA:
ORDENE CORRETAMENTE SEUS TRABALHOS
5° DICA:
NUNCA ESQUEÇA DO NOME DO CLIENTE OU EMPRESA E A DATA DO TRABALHO.
6° DICA:
ORGANIZE SEUS TRABALHOS EM SEPARADORES
dividir os seus trabalhos são os seguintes:
- Por cliente
- Por ano
- Por técnica utilizada (photoshop ou illustrator por exemplo)
- Por género de trabalhados
7° DICA:
O PORTFÓLIO PRÉ-FABRICADO É UMA BOA OPÇÃO?
8° DICA:VERSÃO WEB OU IMPRESSA?
As duas. Isto porque apesar de os tablets terem facilitado a vida dos portfólios on-line, existem com certeza ainda muitos clientes que não estão habituados a este género de plataformas. Imagine que vai falar com um dono de uma empresa que deseja fazer um site. Com certeza ele prefere ver os seus trabalhos anteriores num papel e não se sente à vontade com a tablet. Outro dos motivos para não desprezar um portfólio impresso é uma possível falha da ligação à internet. Imagine que tem um encontro marcado com um cliente importante e a sua internet resolve falhar? Para que não perca nenhuma oportunidade, tenha sempre uma versão em papel à mão. Mas sem dúvida que, sempre que possível, é bem melhor mostrar o seu portfólio on-line, nem que seja pela interação que isso gera com o cliente.
Pois bem JÁ TEM UM PORTFÓLIO?
Como pôde ver acima, o portfólio é algo essencial para conseguir “agarrar” os seus clientes no primeiro contato. Mas para isso, tem que fazer algo com qualidade e algumas destas dicas poderá ajuda-lo perfeitamente. Nos próximos artigos, fique atento pois irei dar-lhe exemplos de vários portfólios.
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